29/07/2014

5 livros sobre... Garotas Plus Size


Beleza, padrões, autoestima e o corpo feminino andam de mãos dadas e não é tão fácil quanto se pensa encontrar protagonistas, principalmente em livros juvenis que saiam do padrão, por isso, resolvi fazer o 5 livros sobre desse mês sobre garotas gordas, apesar delas lidarem com seus corpos de maneira bem diferentes.

Eleanor & Park

 Os personagens que dão título ao livro são dois jovens de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande”, é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths.

Por quê indiquei? Eu amei o livro e mesmo que você não o ame quanto eu, não dá pra negar a ótima mensagem que o livro passa sobre nos aceitar do jeito que somos, que a beleza é um fator subjetivo e que devemos aceitar o amor das pessoas.


 Preciosa

Claireece Precious Jones é obesa. Analfabeta e está grávida pela segunda vez do próprio pai. Vítima de Constantes abusos físicos e psicológicos por parte da mãe, alimenta a esperança de melhorar sua vida e a da filha. O encontro com uma professora batalhadora a apresentará a um mundo novo, no qual poderá expressar seus sentimentos e recuperar a voz e a dignidade. Uma história de luta, coragem e redenção.
 
Por quê indiquei? Uma história tensa que inspirou um filme maravilhoso! 
Tamanho 42 não é gorda

A cantora pop Heather Wells chegou ao fundo do poço. Nenhuma gravadora se interessa por suas músicas, o pai está atrás das grades e a mãe fugiu para Buenos Aires com todas as suas economias. Quando finalmente consegue um emprego de inspetora em uma faculdade, Heather acredita que tudo está melhorando. Ou será que ela está enganada? 

Por quê indiquei? Meg Cabot sabe como ninguém falar com as garotas, sejam elas mais novas ou mais velhas, e nesse livro temos um protagonista gordinha com problemas de aceitação, assim como várias garotas da vida real devem ter.


Felicidade Clandestina

Publicado pela primeira vez em 1971, "Felicidade Clandestina" reúne 25 contos que falam de infância, adolescência e família, mas relatam, acima de tudo, as angústias da alma. Como é comum na obra de Clarice Lispector, a descrição dos ambientes e das personagens perde importância para a revelação de sentimentos mais profundos.

Por quê indiquei? Um livro de contos de da Clarice Lispector, e num deles encontramos uma portagonista "gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos" como ela mesma descreve.


O Diário de Bridget Jones

Desde as primeiras linhas deste diário, você vai achar que já conhece Bridget Jones de algum lugar. Ela está na faixa dos 30 anos, é solteira, mora numa cidade grande, quer parar de fumar, acha que está marcando passo no emprego, tomou a firme resolução de fazer ginástica três vezes por semana e assumiu o compromisso de não chegar ao fim do ano sem aprender e programar o videocassete. Parece familiar? Então aqui vão outras características de Bridget. Desconfia dos livros de auto-ajuda, mas não resiste a dar uma olhadinha neles.
É um desastre na cozinha, mas fantasia jantares inesquecíveis com o auxílio de livros de culinária. Banca a mulher independente, mas não passa uma noite sem sonhar com o príncipe encantando. Sofre com a idéia de não receber presente no Dia dos Namorados, mas em seguida, se convence de que está é só uma data comercial. 

Por quê indiquei? Acho que todas conhecem a Bridget e sua baixa autoestima, não tinha como ficar de fora da lista.
-
Gostou do post? Dá uma força para o blog curtindo nossa page no facebook.

2 comentários on "5 livros sobre... Garotas Plus Size"

Evelise Ciriraco on 30 de julho de 2014 18:53 disse...

Oi!
Gostei muito da ideia do seu top 5, desses só li Eleanor & Park, que gostei muito e Felicidade Clandestina, mas desse só lembro de alguns dos contos... Gosto muito dos livros da Meg, mas ainda não comecei essa série.
Beijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

Reviewing on 31 de julho de 2014 18:25 disse...

Já li muitas resenhas sobre Eleanor & Park e cada vez mais to com vontade de pegar pra ler :)

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal