16/12/2012

Sobre personagens e suas cores


Recentemente, vi um post no fã site Distrito 13 (Jogos Vorazes)  que levanta uma questão que já tinha chamado minha atenção antes, mas não o suficiente pra criar um post. Uma reportagem sobre Rue, a personagem de 12 anos, amiga da protagonista Katniss nos Jogos Vorazes.



Acontece que quando anunciada a atriz que daria vida à Rue, alguns fãs se mostraram revoltados pela garota ser NEGRA. Mas, ela de fato é no livro. O que nos leva a pensar sobre a capacidade de interpretação das pessoas. Elas leem, mas não o que tá escrito e sim, o que querem ver.

Iniciou-se toda uma discussão sobre a descrição da personagem no livro. Suzanne deixou ou não claro que Rue e seu companheiro de distrito Thresh eram negros?

Sim, ela deixou! E mesmo assim, alguns não conseguiram ver.



Mas, aí é que está a grande questão. Quando um personagem é descrito num livro. Se não é mencionada a cor da pele, automaticamente o imaginamos branco. Isso é uma coisa ruim? Não. Só prova que vivemos numa sociedade onde o padrão é ser branco. Mas, o fato de chocar ele ser negro. Isso sim é ruim. RUIM DEMAIS!

Nos Jogos Vorazes, crianças são jogadas obrigatoriamente numa arena onde um tem que matar o outro. E as pessoas tão preocupadas com a cor da pele! Hilário ou trágico?

Vários tweets racistas explodiram e foram divulgados por um fã de 29 anos, do Canadá. Alguns desses tweets:

“Eu estava animado com Jogos Vorazes. Até saber que uma garota negra interpretaria Rue,” escreveu @JohnnyKnoxIV.

“Kk me chamem de racista mas quando descobri que rue era negra a morte dela não foi tão triste”, escreveu @JashperParas

“Momento estranho quando Rue é uma garota negra e não a loirinha inocente que você imagina”


Se você chegou até aqui é porque acha que essa discussão não é inútil e muito menos sem fundamento. Portanto, temos que parar pra pensar que o racismo é muito mais do que o ódio aos negros, são atitudes do cotidiano que nos afastam por causa da cor da pele. Ás vezes, muito menos que isso. 

Essa discussão não termina aqui e em breve teremos mais posts sobre o assunto. Há muito o que se falar!
Quero saber a opinião de vocês e os convidar à ler o post do Distrito 13, só clicar aqui.




1 comentários on "Sobre personagens e suas cores"

Luiza disse...

Bem, opinião minha... eu li uma vez que temos tendencia a considerar bonito caracteristicas que crescemos vendo. tipo da mãe, pai, nossas, e assim por diante. Eu, particularmente me incomodo quando um livro fala sobre uma característica específica e isso não acontece no filme (olhos verdes de harry potter, por exemplo, me deixou puta), mas no geral, a cor da pele não importa tanto. A culpa não é das pessoas de acharem estranho o personagem ser branco, loiro e de olhos azuis, é da sociedade que criou filmes assim desde sempre.
Não cheguei a ler Jogos Vorazes mas acho muito mais importante a essência do personagem do que a cor da pele e se o ator souber interpretar bem, isso é o que importa!

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal