01/07/2014

Loucas Por Livros entrevista: Jennifer E. Smith


O Loucas por Livros bateu um papo super bacana com Jennifer E. Smith, autora de diversos livros, inclusive A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista (único publicado no Brasil),  lançado pela Galera Record e já resenhado aqui no blog. Na entrevista, ela conta como se tornou escritora, de onde surgem inspirações e seus futuros projetos. Confiram:

LPL - Quando você percebeu que queria ser escritora? Foi inspirada por um livro? Algum outro autor? Ou só sentiu que nasceu com isso?
Jennifer - Quando tinha 10 anos de idade ganhei uma competição de escrita criativa na escola, e depois disso, nunca olhei para trás. Sempre fui uma grande leitora, mas a partir desse ponto, eu estava rabiscando sempre que eu podia, escrevendo em diários, inventando histórias, sonhando em me tornar uma escritora quando crescesse.
LPL - Sobre seus personagens... Eles são sempre tão reais... Eles são inspirados em pessoas que você conhece? As situações que eles vivem já aconteceram com pessoas próximas de você?
Jennifer - Muitos deles são desencadeadas por algo que me aconteceu na vida real, mas com distorções. Por exemplo, uma vez eu passei uma viagem de avião sete horas falando com alguém antes de sermos separados na alfândega - só que ao invés de um garoto como Oliver, era um irlandês idoso. Da mesma forma, como alguém com um nome muito comum, os meus e-mails muitas vezes acabam com outra pessoa, o que me parece uma maneira interessante de começar uma história também. Assim, os livros são muitas vezes inspirados por momentos reais da vida, ainda que rapidamente mudem para ficção a partir de lá.
LPL - O que você espera que as pessoas sintam lendo seus livros?

Jennifer - Eu sempre amo ouvir que os leitores sorriram ou choraram quando leram meus livros, porque o sentido é fazer que as pessoas sintam alguma coisa, não importa o quê - minha espereçança é que os leitores sempre fechem o livro com o coração cheio.
LPL - Como você se sente diante da possibilidade de ver um dos seus livros nas telonas? (A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira vista teve seus direitos adquiridos).

Jennifer - Eu amaria ver isso acontecer, então estou de dedos cruzados! Nenhum filme será exatamente como o livro, nem exatamente como os leitores imaginaram enquanto liam, mas eu amo a ideia de ver a interpretação da minha estória para as telonas. Então, vamos ver o que acontece.

LPL - Podemos esperar novos projetos?

Jennifer - Sim, estou terminando meu próximo livro nesse momento. É outra história de amor, só que essa é sobre um casal que está junto por dois anos. E acontece na noite antes deles irem para a faculdade, e eles ainda não decidiram se querem ou não acabar o namoro, então eles passam as últimas doze horas juntos revisitando todos os lugares importantes em seu relacionamento.

Vocês podem conferir a entrevista original que fizemos em inglês. Não deixem de comentar o que acharam, que outros autores gostariam de ver aqui e até sugestões de perguntas!  


1 - When you realize that you wanted to be a writer? Was a book? Another writer? Or you just feel like you've born with this?

When I was ten, I won a creative writing competition at my school, and after that, I never looked back. I was always a huge reader, but from that point on, I was scribbling away whenever I could, writing in journals, making up stories, dreaming of becoming a writer when I grew up.
 

2 - About your characters... They are always so real.. Are they inspired by people you know? The situations they are living have happened in the lives of people close to you?

Many of them are sparked by something that happened to me in real life, but with a twist. For example, I once spent a seven hour plane ride talking to someone before getting separated at customs -- only instead of a boy like Oliver, it was an elderly Irishman. Similarly, as someone with a very common name, my emails often end up with someone else, and that struck me as an interesting way to start a story, too. So the books are often inspired by real life moments, though they quickly spin off into fiction from there.

 
3 - What you expect people feel reading your books?

I always love hearing from readers who laugh or cry when they read my books, because the point is to make people feel something, no matter what that is -- my hope is always that readers close the book at the end with a full heart.

4 - How do you feel about the possibility to see things that you wrote in the big screen?


I would love to see this happen, so I'm keeping my fingers crossed! No movie will ever be exactly the same as the book, nor will it ever be exactly what readers have imagined while reading it, but I love the idea of seeing an interpretation of my story up on the big screen. So we'll see what happens...


5 - Can we expect new projects? 

 
Yes, I'm finishing up my next book right now. It's another love story, though this one is about a couple who has been together for two years. It takes place on the night before they leave for college, and they still haven't decided whether or not to break up with each other yet, so they spend the last twelve hours together revisiting all the important places in their relationship.

1 comentários on "Loucas Por Livros entrevista: Jennifer E. Smith"

Unknown on 3 de julho de 2014 às 00:04 disse...

Parabéns pela entrevista... Jennifer E. Smith e muito diva!!!
Li the statistical probability e amei!!!! O outro dela que li: The Geography of you and me e muito bom também...
Preciso dos outros dela agora! Pena que a Record não lançou eles aqui..
Forever a Bookaholic
Curta a página do blog

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal