01/05/2014

Livros fáceis para ler em inglês


Algumas das sugestões que recebi na pesquisa de opinião, foi dar dicas de livros em inglês que são fáceis de ler. Tão vendo como o formulário é importante e ajuda na comunicação mais direta com vocês? Então, decidi dar algumas dicas e contar sobre minha própria experiência lendo em inglês



O primeiro livro que li inteiramente em inglês foi 'A Última Música' (The Last Song) do Nicholas Sparks. A leitura foi bem tranquila, mas antes de ler somente e inteiramente em inglês eu já tinha dado passos menores. 

Por isso, eu afirmo que ler em outra língua não é de um dia para o outro, assim como demoramos anos para dominar a leitura na nossa própria língua, não podemos esperar ser fluentes em outro idioma logo de cara, né?

Esse post é dedicado à quem já tem um nível básico de compreensão do inglês e está querendo se aprofundar mais.  Se você só sabe o verbo 'to be' não se apavore, vou fazer um outro post com dicas para vocês.

Dica 1 - Leia um livro que você goste muito e já tenha lido em português.  Você já conhece as histórias, os personagens, a maneira como a narrativa é passada e não vai ficar preso em cada palavrinha desconhecida que aparecer. Qual o primeiro livro que passa na sua cabeça quando pergunto qual o livro que leu mais vezes? Esse pode ser o indicado pra começar a treinar outro idioma.

Dica 2 - Se prefere ler algo inédito para você, procure autores que você já está familiarizado com a forma de escrita.

Dica 3 - Livros Young Adult e New Adult terão uma linguagem mais simples, mais coloquial que ficará bem mais fácil de entender que um livro de fantasia, por exemplo. 

Dica 4 - Se pegar um livro inédito e não conseguir passar do primeiro capítulo, pegue outro livro. Se você começou e não conseguiu entender pelo menos o sentido da história, o livro tem um vocabulário superior ao seu inglês, por isso, tente outro e mais outro, até ler um capítulo inteiro e fazer ideia do que se trata.

Dica 5 - Não se importe em não entender 100% do que está escrito. O google tradutor para quem lê online é uma tentação, mas tente evitar jogar todas as palavras desconhecidas no tradutor ou olhar no dicionário. Muitas vezes você 'saca' o que o personagem tá querendo dizer sem conhecer cada palavrinha. Não se prenda ás palavras, busque entender o sentido completo da cena, do capítulo e consequentemente do livro.

Eu por exemplo, sempre amei a série Vampire Academy, e quando comecei a ler ainda estava no segundo livro, ou seja teve aquela espera pela continuação e a publicação estava bem atrasada aqui no Brasil. Então o que eu fazia? Pegava a versão em inglês mesmo, dava aquela lida básica e claro, perdia algumas coisas de diálogos e tal, mas dava para compreender o que estava acontecendo na história.

Dica 6 - Não fique tentando traduzir tudo, mesmo que seja na sua cabeça. Por exemplo quando ler uma frase 'Don't do this" não fique pensando em "Não faça isso". Isso aos poucos te ensina a visualizar a língua e à pensar em inglês;

Dica 7. Você tentou de tudo e ainda tá difícil? Leia em inglês e português simultaneamente. Essa é suuuper importante, conheço várias pessoas que se deram muito bem com essa técnica, eu inclusive a uso quando o livro tem uma linguagem mais difícil. Você pode começar lendo umcapítulo em inglês e repete em português, depois continua no português e volta pro inglês. 

Dia 8 - Não desista! Apesar de todas essas dicas facilitarem um pouco, você não vai pegar e ler tudo de primeira entendendo os mínimos detalhes. A perfeição só vem com a prática, conhecem o ditado? Quanto mais lerem, melhores vão ficar. Não foi assim com o português também?

Segue abaixo alguns livros em inglês com uma linguagem bem fácil.

Uma outra dica muito boa são os livros bilíngues, ou seja, eles já vem em português e inglês, uma pena que não sejam tão comuns. Mas, Orgulho e Preconceito tem!

4 comentários on "Livros fáceis para ler em inglês"

Camylla Carvalho on 4 de maio de 2014 16:03 disse...

Vc deu ótimas dicas... N sou o público alvo do seu post mas gostei bastante dele... O importante e respeitar o nível de inglês que a pessoa tem e não desistir.....
Forever a Bookaholic

Francine Ronchi disse...

Faço inglês há um ano e meio e tenho conhecimento intermediário. Pensei em ler o livro A Culpa é das Estrelas pois já li em português e conheço a história. Você já leu? Sabe se é muito difícil a leitura? Obrigada!

Juliana Oliveira on 27 de agosto de 2014 00:35 disse...

Então, não li A culpa é das Estrelas em inglês, só em português mesmo, mas como você já leu, dá pra tentar sim, principalmente pq já tem a base da história...

AMDark on 21 de setembro de 2014 23:31 disse...

olá, adoro ler, comprei ate um e-reader o kobo e ele tem dicionario integrado de ingles-portugues o que facilita muito para ler ja que preciso apenas apertar em cima da palavra e ver a tradução.
Gosto bastante de ficção e historias com tematica mais adulta (não sou fan de romance) teria algum livro facil de ler em ingles para me recomendar?

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal