25/05/2014

Cinco livros sobre...Diagnosticados com Câncer



O 5 livros sobre é um dos posts mais queridos do blog, graças à vocês eu encontro inspiração para todo mês encontrar assuntos para pôr aqui. Mas, eu também quero ver sugestões de temas, já curtiu nossa fanpage?

O tema de hoje é um assunto sério: Câncer. Uma doença invasiva que provoca consequências nas vidas, não só do paciente como também de seus familiares e amigos. Encontrei dificuldades até para escolher um título para o post. (Vítimas de câncer? Detesto). Um tema bem delicado, eu sei. Afinal, só quem já passou por isso com alguém que ama sabe o quanto é difícil (já tive alguns casos na família). Mas, tem autores que conseguem passar essa emoção para as páginas de um livro, vamos ver?


 A Culpa é das Estrelas

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Por quê escolhi? Um dos bestsellers mais comentados do ano passado e desse ano também, graças à adaptação para os cinemas, já foi resenhado aqui no blog. E contém uma mensagem muito bonita sobre a vida, sobre como devemos aproveitá-la mesmo que seja curta.

Um Amor Para Recordar 
 
Quando tinha dezessete anos, a vida de Landon Carter mudou para sempre. Isso foi há quarenta anos, quando ele se viu diante de um impasse que pode ser catastrófico para um rapaz dessa idade: arrumar uma companhia para o baile de formatura. A última esperança era encontrar alguém no álbum de retratos dos alunos da escola. Foi lá que encontrou Jamie Sullivan. Depois de resistir por quase uma hora, folheando o livro de trás para frente, Landon teve de dar o braço a torcer e aceitar que Jamie era sua opção mais razoável, a não ser que quisesse ficar servindo ponche e limpando as poças de vômito nos banheiros, que era o que os rapazes desacompanhados acabavam fazendo nos bailes.

Por quê escolhi? Foi o primeiro filme sobre paciente terminal com adolescentes que vi. Não estou dizendo que é o pioneiro, mas para mim foi. Confesso que não chorei rios de lágrimas ou está na minha lista de filmes favoritos, mas sempre quis ler o livro porque não se deve julgar um livro pelo filme.

Antes de Morrer

Tessa tem apenas alguns meses de vida. Lutando contra as frequentes idas ao hospital, os incontáveis exames e os medicamentos com terríveis efeitos secundários, Tessa empenha-se a escrever a sua lista de coisas A Fazer Antes de Morrer. E em número um aparece: Sexo. Libertada das restrições da «vida normal», Tessa saboreia novas experiências que a fazem sentir-se viva enquanto o seu corpo debilitado se esforça por continuar. Os sentimentos de Tessa, a relação com o pai e com o irmão, com a mãe distante, com a melhor amiga e com o novo namorado são dolorosamente cristalizados nas preciosas e breves semanas de vida que lhe restam. 
 
Por quê escolhi? Já ouvi maravilhas desse livro por pessoas que geralmente gostam das mesmas coisas que eu e a sinopse realmente me atraiu.

A Guardiã da Minha Irmã

Anna não está doente, mas parece estar. Aos treze anos, já passou por inúmeras cirurgias, transfusões de sangue e internações, para que sua irmã mais velha, Kate, possa combater a agressiva leucemia que a castiga desde pequena. Concebida por fertilização in vitro para ser uma doadora de medula óssea perfeitamente compatível com a irmã, Anna nunca questionou seu papel, até agora. Ela está começando a buscar sua verdadeira identidade. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre foi definida em função de sua irmã. Até o dia em que Anna toma uma decisão que para grande parte das pessoas seria inconcebível, que vai destroçar sua família e trazer consequências fatais para a irmã que ela tanto ama.

Por quê escolhi? Acho que esse livro mostra sim o paciente, mas o foco é realmente nas pessoas que estão envolta, que sofrem tanto quanto ele.


A Estrela que nunca vai se Apagar

Diagnosticada com câncer da tireoide aos doze anos, Esther Grace Earl era uma adolescente talentosa e cheia de vida. Fazendo jus ao nome, que em persa significa “estrela”, marcou todos em seu caminho com sua generosidade, esperança e altruísmo. Filha, irmã e amiga divertida, alto-astral e inspiradora, Esther faleceu em 2010, logo após completar dezesseis anos, mas não sem antes servir de inspiração para milhares de pessoas por meio de seu vlog e dos diversos grupos on-line de que fazia parte. O livro, uma biografia única,  reúne trechos de diários, textos de ficção, cartas e desenhos de Esther. Fotografias e relatos da família e de amigos ajudam a contar a história dessa menina inteligente, astuta e encantadora cujos carisma e força inspiraram o aclamado autor John Green a dedicar a ela sua obra best-seller A culpa é das estrelas. 
 
Por quê escolhi? Acho que se tanta gente gostou de A culpa é das Estreças deveriam ler também quem inspiorou o John Green. Uma pessoa de verdade, que podia ser eu ou você, mostrando como passar pelas fases mais difíceis da vida sem perder a vontade de viver.

1 comentários on "Cinco livros sobre...Diagnosticados com Câncer"

Anônimo disse...

Dançando sobre os Cacos de Vidro também tem diagnostico de câncer, e é maravilhoso, recomendo muito, um dos meus favoritos.

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal