17/04/2013

Resenha - A Revolução dos Bichos - George Orwell


Os animais da Granja Solar trabalham incessantemente, não comem o suficiente e não descansam o quanto precisam. Assim, perto da morte, um porco chamado Major, reúne os animais no celeiro e decide dividir com eles seus pensamentos e abrir os olhos deles sobre o tratamento que estão recebendo do granjeiro Jones. Ele fala sobre futuro, revolução e explica que os animais poderão trabalhar para si mesmos e que os humanos deixarão de ser a espécie dominante.

Após a morte de major, os animais da granja liderados por dois porcos (Napoleão e Bola de Neve) tomam a granja e a renomeiam Granja dos Bichos.

George Orwell é um autor muito conhecido principalmente por seus livros, 1984 e A Revolução dos Bichos, que são considerados clássicos.

Não se deixe enganar, apesar dos ares de fábula, o livro de Orwell é uma crítica ao stalinismo através de uma sátira com animais. Mas,  ao contrário do que vocês possam pensar está muito longe de ser chato.

George Orwell desenha os acontecimentos de sua história de acordo com o modelo básico de uma tomada da ditadura de esquerda, a imposição de regras, manipulação da verdade, demostrações de crueldade e força.

O fato é que a revolução não caminha como os animais querem. Os porcos, animais com maior capacidade intelectual assumem o comando da Granja. E tudo muda novamente, quando um dos porcos decide tomar o controle todo para si.

Aos poucos, tudo vai se modificando. Até os sete mandamentos do Animalismo, vão ganhando "adaptações".


1. O que andar sobre duas pernas é inimigo.

2. O que andar sobre quatro pernas, ou que tiver asas, é amigo.
3. Nenhum animal vestirá roupas.
4. Nenhum animal dormirá em uma cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal poderá matar outro.
7. Todos os animais são iguais.


O sétimo por exemplo se torna "Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros." O que vai servindo de desculpas para os porcos serem privilegiados.

Apesar de ser uma paródia que segue à risca a trajetória da União Soviética. Pode ser ligada à muitos temas de qualquer lugar e época. A ganância, a corrupção, o controle da mídia ( representado pelo porco Garganta), podem ser facilmente assimilados por qualquer um que leia a obra, mesmo sem saber absolutamente nada sobre o contexto soviético. 

Nós nos sentimos dentro da Granja, as injustiçam nos chocam e sentimos verdadeira compaixão pelos animais. E pensamos, poxa... aconteceu com pessoas de verdade!

Vale muito à pena ler, não só para "conhecer" de dentro uma ditadura como também uma forma de abrir um pouquinho nossos olhos sobre o que ocorre na nossa própria sociedade. 

O livro é fininho, dá pra ler bem rápido e super recomendo à todos! Aliás  é presença obrigatória nas nossas estantes.



Pra quem se interessa por história, indico o documentário A História Soviética.

8 comentários on "Resenha - A Revolução dos Bichos - George Orwell"

Anônimo disse...

bem legal o livro :D

Maria Luiza on 16 de junho de 2013 18:17 disse...

O livro em si é bom, mas acho que você não capitou muito bem a essência do livro. A Revolução dos Bicho, é um livro criticando o sistema do mundo. Mas O.K, adorei o seu blog!!!

Anônimo disse...

Excelente resenha amei o blog,também super recomendo o livro !

Esdras cardoso soares on 26 de julho de 2013 23:19 disse...

Esse livro, é sensacional, quem lê, deve se aprofundar na filosofia que o autor criticamente e sabiamente foi capaz de transmitir.Atentem para o porco que no final , ditava as ordens,será que se parece com algo que você vive e viveu nos últimos dez anos? Leia, reflita e faça a sua comparação.

Anônimo disse...

Achei muito interessante, e é bem assim que acontece no GOVERNO da nossa SOCIEDADE!!!!!!!

Anônimo disse...

Livro muito interessante, uma alegoria da Revolução Russa genial.

brunaabora on 4 de novembro de 2013 09:30 disse...

Baixar o Filme - A Revolução dos Bichos - Dublado - É mais um daqueles filmes necessários e imprescindíveis. Baseado no clássico de George Orwell - http://mcaf.ee/dxklc

Melissa Cesar disse...

Que belo livro, hein?
Preciso ler e indicá-lo aos meus alunos para quando formos falar sobre capitalismo.
Se mais alguém precisa da versao digital para distribuir excertos aos seus alunos, pode sacar daqui que é grátis! http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Revolucao-dos-Bichos

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal