03/04/2013

Resenha - O Lado Bom da Vida - Matthew Quick


Pat Peoples tem mais de 30 anos e acaba de sair de uma clínica psiquiátrica. Não sabe muito bem quanto tempo passou lá, mas está convencido à reconquistar sua ex-esposa Nikki. Para isso, busca ser uma pessoa melhor.  Viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas , porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 

O livro é comumente chamado de "As Vantagens de Ser Invisível" adulto. Como amei e o filme era estrelado por dois atores que gosto muito, Jennifer Lawrence e Braddley Cooper, resolvi ler.

O livro também é chamado de divertido e leve.

O quê? Como assim? 

Ok. Acredito que tenha sim partes engraçadas. Mas, a história tem coisas bem tensas. Talvez elas não pareçam tão tensas porque estamos acompanhando a história pela visão otimista, esperançosa e até inocente de Pat. Mas, ainda sim o livro fala sobre depressão, surto, sobre recuperação psicológica dentre outras coisas e não creio que nenhum desses assuntos cheguem perto de ser leves.

Também consegui achar as semelhanças em toda essa comparação com "As Vantagens de Ser Invisível". Os dois são homens narrando, ainda que Charlie tenha 16 anos e Pat 36. Ambos tem algum tipo de problema psicológico e choram bastante em público. E alguns livros que eles leem são os mesmo. Mas, as similaridades para por aí. 

A obstinação de Pat em reconquistar Nikki, sua ex-mulher é quase obsessiva, ainda que ela não queria vê-lo de maneira alguma. No meio dessa história toda, surge Tiffany que também lida com seus próprios problemas mentais. Acho que a principal diferença entre os dois é que Tiffany está bem consciente de seus problemas e da realidade, enquanto Patt prefere viver na fantasia de que é uma questão de tempo até que tudo "volte ao normal".

Sem sombra de dúvidas é uma história emocionante e passa a mensagem de que às vezes o final feliz não vem como esperamos. Super recomendado, verei em breve o filme, estava querendo ler o livro primeiro, e comentarei também.

Acho legal avisar também que o livro dá spoillers de alguns livros. Aí estão as referências de "O Lado Bom da Vida"

1. A Letra Escarlate - Nathaniel Hawthorne
2. O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
3. A Redoma de Vidro - Sylvia Plath
4. As Aventuras de Huckleberry Finn - Mark Twain
5. O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger
6. O Adeus às Armas -  Ernest Hemingway



4 comentários on "Resenha - O Lado Bom da Vida - Matthew Quick"

Gustavo Borella disse...

nossa melhor resenha que ja li desse livro

Juliana Oliveira on 26 de abril de 2013 22:58 disse...

Uau, muito obrigada, de verdade :)

João Michels on 27 de abril de 2013 17:57 disse...

Concordo com você...O livro trata sim de assuntos pesados, mas com uma roupagem leve, pq afinal de contas a ótica de Patt é totalmente irreal...parabéns pela resenha, muito boa...fiz uma no meu blog também
http://thejohnscorner.blogspot.com.br/2013/04/o-que-aprendi-com-pat-peoples.html

Anônimo disse...

Estou lendo agora,e precisei de uma resenha de qualquer livro para a escola.Vi muitas,mas achei a sua a mais com mais personalidade!
Brigada,a professora também gostou!

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal