09/05/2015

A culpa NÃO é das estrelas....


Os filmes de heróis estão fazendo o maior sucesso, tanto no cinema quanto na TV. Batman, Homem Aranha, Thor, Capitão América, Arqueiro Verde, Flash... E até o Demolidor, que durante anos fez os fãs de HQ revirarem os olhos. Mas, vocês reparam algo curioso nessa lista??? Ela não tem mulheres! Não tem e isso não é uma coincidência. 

Durante o vazamento de documentos importantes da Sony (detentora dos direitos de alguns personagens da Marvel como Homem Aranha e X-Men) pela Wikileaks foi achado um email no qual é comprovado mais uma vez o sexismo da indústria cinematográfica. No email, o diretor executivo da Marvel, explica os motivos pelos quais um filme com uma super heroína não deve ser produzido. Ele pega três filmes como exemplo, Elektra (2005), Mulher Gato (2004) e SuperGirl (1984) e os usa como parâmetro suficiente para dizer que mulheres não dão certo nesse universo.

Lógico que não foi o fato de serem produções ruins, com histórias fracas, roteiros mal escritos, divulgação falha ou timing errado e etc etc. O único motivo lógico, claro, seria ter uma mulher como destaque.  

Qualquer fã de quadrinhos e cinemas conseguem rapidamente montar esse quebra cabeça do fracasso sem colocar a culpa exclusivamente nas super heroínas. Começa pelo fato de que foram TRÊS filmes produzidos durante 21 anos, o que é ridículo se você pegar a gigante lista de filmes de super heróis lançados durante essas duas décadas. E vai além, eles (os produtores) não repararam a "coincidência" desses filmes serem exatamente sucessores de filmes fracassados com protagonistas masculinos. Elektra veio depois do fiasco Demolidor - O Homem sem Medo. E Mulher Gato, foi o primeiro filme do universo do homem morcego após Batman e Robin, que além de ter diversas indicações ao Framboesa de Ouro, está na lista de um dos piores filmes de super heróis de todos os tempos; 

Mas claro que nada disso conta. A culpa é delas, afinal.. são mulheres.

O lanterna verde virou piada para fãs e críticos, mas já está programado para ter uma nova chance. O Demolidor que era motivo de vergonha, ganhou uma série sensacional...E esse é o problema!  Quando um filme não dá certo diz-se "tal filme não deu certo", mas se coincidentemente foram estrelados por mulheres vira "mulheres não dão certo" E isso, caros amigos e amigas, é o sexismo. É julgar pelo sexo, não pela capacidade, não pela qualidade, simplesmente pelo sexo.

Iniciativas como o #AskHerMore provam que a discussão em torno do assunto (sexismo na mídia) tem crescido cada vez mais e ainda que timidamente, o cenário está mudando, aos poucos... Capitã Marvel e Mulher Maravilha ganharão seus filmes enquanto a SuperGirl estrelará uma série. E já até escrevemos um post sobre isso, quando mencionamos os motivos pelos quais a Katniss é sensacional!

1 comentários on "A culpa NÃO é das estrelas.... "

Evelise Ciriraco on 11 de maio de 2015 08:33 disse...

Oi!
Post incrível, eu nem sou uma grande fã de filmes de heróis, mas não tem como não ver que as mulheres são deixadas muito de lado nesse estilo. É bom saber que aos poucos esse cenário está mudando, mas ainda quero ver muitas heroínas nos cinemas.
Bjs
sobreivrosesonhos.blogspot.com.br

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal