Ambientada nos anos 60 e embalada pelos Beatles, Across The Universe conta a história de Jude e Lucy, e a trajetória de seu grupo de amigos.
O musical que se passa nos anos 60 tendo como plano de fundo a guerra do vietnã, o movimento hippie, sexualidade, drogas e indecisão sobre o futuro narra a história de amor de Jude e Lucy. Jude (Jim Sturgess) é um garoto de liverpool que vai para os EUA atrás de uma nova vida, e Lucy (Evan Rachel Wood) é uma americana que vê sua "vida perfeitinha" ser abalada pela guerra. Os dois se encontram e a partir daí não é muito difícil de prever o restante do roteiro. Mas, isso não desmerece nem um pouco o que vemos nas mais de duas horas de duração do longa.
Mas, o que torna o filme especial mesmo além da linda direção, é claro que são as músicas dos Beatles. São 33 regravações escolhidas perfeitamente para cada momento do filme. A primeira música do filme é "Girl" que nos conta o que podemos esperar do romance e acaba lembrando um pouco do clipe do James Blunt. Em seguida a apresentação dos personagens fica por conta de "Hold me Tight", em duas versões que nos dão a atmosfera que cada um vive e a dimensão que os Beatles tiveram.
O inglês chega ao novo continente e logo de cara, no campus da Universidade de Princeton, conhece Max (Joe Anderson),
irmão de Lucy. A amizade entre os dois rapazes é imedita. Morando em Nova York, eles conhecem a cantora Sadie (Dana Fuchs), o músico Jo-Jo (Martin Luther McCoy) e Prudence (T.V. Carpio),
fechando assim o grupo de personagens principais à trama. Cada um com direito ao seu solo.
O filme tinha tudo para ser perfeito, tanto para fãs quanto para não fãs dos Beatles, mas a direção resolveu passar por todas as fases que os Beatles passaram e no filme, algumas cenas da fase psicodélica poderiam ter ficado de fora, assim
como a personagem Prudence, que fica perdida no meio da história e só serve de pretexto para "Dear
Prudence" ser cantada.
Mas, não são só os Beatles que são homenageados no filme. Janis Joplin e Jimi Hendrix nos personagens de Sadie e Jo Jo. E o que são as músicas cantadas pela Sadie? De tirar o fôlego. Além da participação especial do Bono Vox.
Across The Universe é o retrato dessa geração. E esse retrato é feito através dos musicais, no começo os personagens tem vidas nomais, problemas cmomuns e assim são as números apresentados, logo após, eles se envolvem com política, drogas e guerra e a fase psicodélica chega à incomodar e então os números vão voltando ao normal e entrando nos eixos, assim como os personagens.
Eu amei! Com certeza recomendo à todos. Aos que são fãs da música e dos Beatles e querem "viver" aquela época e aos que não são tão conhecedores, é uma boa chance de fazer os anos 60 e 70 fazer seus olhos brilharem.
0 comentários on "Eu vi: Across The Universe "
Postar um comentário
Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.