29/01/2014

Resenha - O Noivo da Minha Melhor Amiga - Emily Giffin


O Noivo da Minha Melhor Amiga é um livro da famosa escritora Emily Giffin, lançado no Brasil pela Editora Agir e já adaptado para os cinemas.

Rachel é uma advogada, visto por todos como a "boazinha" da turma que aos 30 anos já se imaginava casada, com filhos e vivendo seus felizes para sempre, mas ao chegar na idade se vê sendo a única solteira entre suas amigas e sem uma expectativa de um relacionamento. Mas, na sua comemoração de aniversário, as coisas fogem um pouco do controle e ela acaba dormindo com Dex, o noivo da sua melhor amiga Darcy. E no dia seguinte, Dex faz questão de dizer que não estava bêbado e as consequências dessa noite de amor começam à recair sobre todos.

Comecei a ler o romance sem saber o que esperar direito, fiz questão de me menter longe de outras resenhas e opiniões. Afinal, era a primeira vez que lia a tão comentada Emily Giffin.

Traição pode ser um tema meio difícil de ser retratado, especialmente a protagonista e narradora da história sendo a traidora em questão. Isso pode gerar certo desconforto. Acho que na verdade, essa era a intenção da Emily, nos tirar da zona de conforto. Nos tirar da posição julgadora de quem já se coloca contra os traidores. 

Darcy, a melhor amiga, sempre foi linda, charmosa e conseguia tudo o que queria, inclusive os homens. E Rachel, sempre viveu à sua sombra. Então, ela começa à relatar as atitudes da amiga como uma forma de encontrar desculpas para o que está fazendo. Mas, não adianta. Rachel sabe que é errado, ela tem consciencia disso e não usa todos os erros anteriores da amiga pra justificar a traição

Mesmo não querendo, ou achando errado, a gente torce pela Rachel. Queremos que o Dex dê um pé na bunda da Darcy e fique com ela. Não que achemos a traição aceitável ou coisa assim, mas percebemos que mesmo que Rachel esteja tendo atitudes erradas, a situação toda é bem mais complexa. E a Darcy é chata.... Bem chata! Metida, arrogante, mimada, tudo o que desprezamos num personagem, mas ainda sim, percebemos que ela gosta da Rachel, só precisa amadurecer um pouco. E o problema da Rachel é que ela é passiva. Sabe aquela pessoa que não sabe dizer não? Então no fundo, nos perguntamos, será que não foi ela mesmo que criou o "monstro" Darcy? As duas sempre foram melhores amigas mesmo ou será que Darcy gosta de Rachel por ela abrir mão de suas vontades por ela? 

À medida que o final vai se aproximando, vamos ficando com raiva do Dex. Por que ele não toma lgo uma decisão? Mas, é aí que está a grande questão no livro da Emily, ela escreve os personagens sem querer que eles sejam perfeitos. Todos tem seu lado bom e ruim. Todos tem sua própria visão do acontecimento e assim, ela nos põe para rever nossos próprios conceitos. Afinal, a vida não é só preto e branco. Temos que ter sensibilidade para perceber os milhares de tons que separam os dois.

1 comentários on "Resenha - O Noivo da Minha Melhor Amiga - Emily Giffin"

Evelise Ciriraco on 29 de janeiro de 2014 13:28 disse...

Nunca li nada da autora, mas já ouvi vários comentários positivos. Fiquei bastante curiosa sobre esse livro, sem contar que traição deve ser um tema muito difícil para se escrever...
Beijos!
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal