20/10/2014

Filmes adolescentes inspirados em Shakespeare


Shakespeare foi um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, considerado o maior escritor de língua inglesa. Apesar disso, ao ouvir seu nome, alguma pessoas torcem o nariz por acreditar estarem diante de uma leitura chata e entediante, aliás, muita gente tem esse pensamento em relação aos clássicos. É claro, que o mundo era outro, a linguagem usada é antiga, mas com certeza vale á pena! Aliás, muitos dos livros que vocês leram devem ter inspiração diretamente ligada à algum clássico. Por isso, resolvi listar algumas das diversas releituras, baseadas em obras de Shakespeare, que foram trazidas para um contexto totalmente contemporâneo. Isso é só a pontinha do iceberg, porque Shakespeare encabeça a lista dos 20 escritores mais adaptados de todos os tempos!
10 Coisas que Eu Odeio em Você | A Megera Domada
Bianca está apaixonada por Joey, um dos garotos mais populares da escola. Mas ela só tem permissão para namorar se sua irmã mais velha, Kat, namorar primeiro com alguém. Quando Cameron entra na escola e se apaixona por Bianca, ele decide contratar Patrick Verona, um cara bem mal-encarado, para namorar Kat e deixar o caminho livre para ele e Bianca. Em A Megera Domada, Cameron vira Petrúquio, um nobre falido que decide aceitar o desafio de conquistar a irmã temperamental. Se você também se lembrou da novela O Cravo e a Rosa, não se preocupe: não é mera coincidência.

Volta Por Cima | Sonho de uma Noite de Verão
O jovem Berke vive tem a vida perfeita! É um dos garotos mais populares do colégio… até que tudo cai aos pedaços quando sua namorada, Allison, o troca por outro ainda mais popular. Para ter Alisson de volta, Berke está disposto a tudo, inclusive a fazer parte do grupo de teatro do colégio e aceitar um papel na peça Sonho de uma Noite de Verão. O que ele não esperava é se apaixonar por Kelly, com quem divide algumas cenas. Na peça de Shakespeare, quatro jovens se envolvem em um “quadrado amoroso” graças às trapalhadas de um grupo de elfos e fadas. 
Ela é o Cara | Noite de Reis
Na história de Shakespeare, Viola perde contato com seu irmão Sebastian em um naufrágio e se finge de homem para conseguir ajuda em Ilíria. O duque Orsino pede sua ajuda para se declarar para Olivia, sua amada. Mas, obviamente, dá tudo errado, e Olivia se apaixona por Viola (que está vestida de homem), e Viola se apaixona pelo duque. No filme, podemos encontrar a mesma confusão amorosa, mas nos corredores de um colégio do ensino médio.

Jogo de Intrigas | Othello
A história de manipulação, ciúme e assassinato sai de Veneza e é ambientada em um colégio americano. O filme é fiel à peça, atualizando os nomes dos personagens, Iago vira Hugo e Othello, Odin - sem deixar de lado a questão racial e o final trágico.
 
Romeu e Julieta é a peça mais famosa do autor, por isso, não temos somente um filme adaptado para o público jovem, mas três!!! Um inclusive nacional... Famílias que se odeiam, filhos que se amam, paixão arrebatadora e um final trágico. 
Romeu + Julieta |1996
Ambientada em um ambiente contemporâneo (a fictícia Verona Beach, onde as famílias rivais Montéquio e Capuleto são impérios empresariais e as espadas viram revólveres fabricados pela empresa "Sword"), com basicamente os mesmos diálogos e versos da peça original, os jovens Romeu e Julieta tentam viver seu amor proibido.
 
Romeu e Julieta | 2013
O mais novo da lista, o filme se passa na cidade renascentista de Verona , porém, tendo somente o roteiro e alguns diálogos originais escritos por Shakespeare, o filme foi duramente criticado.

Maré, Nossa História de Amor | 2007
O musical conta a estória de amor proibido entre dois jovens moradores da Maré, favela carioca. Analídia e Jonatha querem ser bailarinos e se encontram numa ONG que ensina dança para comunidades carentes.

-
Gostou do post? Dá uma força para o blog curtindo nossa page no facebook. 

1 comentários on "Filmes adolescentes inspirados em Shakespeare"

anny on 19 de março de 2015 23:28 disse...

nossa muito legal..

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal