24/08/2013

Eu vi - Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos


Um dos filmes mais esperados pelo fandom? Sem sombra de dúvidas. Por isso, antes de ir assistir, esperei um pouco pelas manifestações no twitter. E o que eu vi? Muita gente reclamando! E com alguma ponta de razão. Antes de começar a dar minha opiniao, gostaria de ressaltar que já li os dois primeiros livros da série e que apesar de gostar não sou uma das maiores fãs, portanto, acho que minha avaliação está um tanto quanto neutra. 
Assim como os livros, o filme Cidade dos Ossos é voltado ao público jovem e teria tudo para ser ovacionado pelos fãs, se no meio do caminho eles não tivessem escorregado feio.  Os erros mais chocante na minha opinião, refere-se aos atores. Desde a escalação à interpretação em si. Muitos fãs falam da aparência do personagem, que não combina com a descrição do livro. Não acho que esse seja um fator crucial, se o personagem estiver sendo bem representado, o que não acontece nesse caso.

Vamos começar por quem? 

Sim, a protagonista Clary! Lily é uma promessa de Hollywood e anda pegando vários papéis bons, e apesar da sua atuação não ser a das mais questionáveis do filme, não podemos negar que seu desempenho poderia ter sido melhor. Simplesmente não senti empatia o suficiente pela garota para que possamos ficar tristes ou felizes com ela. A coragem que tanto falam não é evidenciada na cara de bobinha que a atriz fazAs tentativas de piada são de envergonhar e feitas em momentos completamente inoportunos e desnecessários. Mas, Clary não é a única nessa situação. 
Jace Wayland, é um personagem bem confiante, um pouco sarcástico, mas completamente engraçado. Na versão feita pelo Jamie Campbell Bower não conseguimos encontrar suas características mais marcantes. O tom usado por Jamie deixou - e muito- a desejar. E as falas arrogantes (e sempre divertidas ) do Jace, não ficaram bem, parece que Jace é um garoto que gosta de ser mal com as pessoas e simples assim. O que foi a cena depois do beijo entre ele e Clary? Lamentável.
Valentim é outro exemplo de personalidade discrepante. Quem leu os livros conseguiu mesmo reconhecer o Valentim nervoso, histérico, canastrão e bagunçado daquele jeito? Por que eu não! Parece que os atores não capturaram verdadeiramente a essência de seus personagens. 

Por outro lado, vemos que os produtores realmente tentaram agradar o fandom, que parece cada vez mais querer um filme totalmente copiado do livro, sem entender que se trata de uma ADAPTAÇÃO! Tem coisa que funciona no livro, mas no filme não e vice-versa. A cena romântica entre Jace e Clary é sofrível, com direito á uma trilha sonora digna de filmes da Disney, o que distorce totalmente do clima sombrio passado na tela.
Mas, não sou tão negativa quanto os fãs mais fervorosos ao ponto de dizer que odiei. Está distante de ser tão ruim quanto se imagina. Há pontos que deixam curiosidade para os próximos filmes, como o relacionamento de Clary e Simon (muito mais química do que com Jace), a sexualidade de Alec e o bruxo Magnus Bane por si só, pois é pouquíssimo explorado nesse primeiro filme. Dá pra sair sem lamentar o dinheiro gasto, principalmente pra quem não leu os livros e não se incomoda de gastar um bom tempo numa história água com açúcar, que não se decidi ser fantasiosa e sombria ou divertida e romântica.

2 comentários on "Eu vi - Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos"

Bookaholic and Shopaholic on 24 de agosto de 2013 13:55 disse...

Hmmm... Bom, eu ainda não vi, então só o que posso fazer é esperar quando chegar na minha cidade. Mas desde já, estou decepcionada.
bookaholicandshopaholic.blogspot.com

Ana Carolina on 29 de agosto de 2013 17:11 disse...

Eu tinha tantas expectativas para esse filme e me decepcionei bastante. Os atores não conseguiram realmente mostrar o que mais nos cativou no livro e eu entendo que tudo o que aconteceu no livro as vezes não dá certo no filme, mas eu achei que faltaram muitas partes importantes do livro que não tem no filme. Eu sou super fã dos livros, li todos e realmente tinha muitas expectativas. Pretendo assistir a continuação, mas não com tanta vontade e expectativa quanto eu tinha para Cidade dos ossos.
beijos;)
http://cupcakedeletras.blogspot.com/

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal