A Bienal do Rio é um ótimo lugar para conhecer pessoas. Seja aquele autor famosíssimo que fará você enfrentar uma fila quilométrica pra pegar um autógrafo, um escritor iniciante com um ideia muito legal, um blogueiro que você acompanha, ou até mesmo fãs dos mesmos livros que você. ou seja, dá pra aumentar muuuito sua rede de contatos. Por isso, montei um guia básico pra ajudar vocês na hora de montar sua programação.
1 - Faça sua agenda
Esse ponto é um dos mais importantes pra quem pretender encontrar alguém específico na bienal. Se quem você quer ver for:
Escritor(a) - Tente se programar pra chegar cedo e não perder a distribuição de senhas para os eventos e sessões de autógrafos. Confira também se ele estará lá mais de um dia, dias de semana são os mais tranquilos pra quem quer bater um papo e tal. Para autores mais famosos tente descobrir se existe algum pré-requisito na hora do autógrafo, tem editora por exemplo que deixa autografar dois livros, mas um tem que ser obrigatoriamente o mais novo lançamento. Atenção!
Blogueiro(a) - Não tenha vergonha e pergunte pelo twitter, facebook e etc quando e onde eles estarão por lá. Muitos blogueiros são de fora do Rio e estarão aqui especialmente para a bienal, garanto que vão gostar de falar com vocês.
Fãs dos mesmos livros - Esse é fácil, viu. Além de procurar pelos eventos para fãs, dá pra conhecer fãs nas filas de distribuição de senhas, de autógrafos, nos bate papos com escritores e etc. Até olhando livro na prateleira dá pra fazer um amigo.
Novos autores - Escritores iniciantes, geralmente, tentam "vender" seu peixe perto das suas editoras. Dê uma chance à eles e escute sobre o livro! foi numa dessas que conheci a Carol Sabar, na bienal de 2011.
A Maya Moura, fez uma planilha que vai facilitar e muito sua vida na hora de montar a programação, é uma mão na roda, principalmente para os marinheiro de primeira viagem! Para ver, clique aqui.
2 - Não seja tímido
Pode não parecer, mas essa dica é importantíssima. Imagina só, você doida pra conversar com aquele blogueiro que lê todos os posts, pra tietar os autores e a vergonha não deixa. Por isso, desencane, as pessoas que estão lá querem mais é conversar sobre livros mesmo!!!
3 - Tenha foco
Acontecem um zilhão de coisas ao mesmo tempo na bienal, é muito fácil sair da sua programação inicial, portanto estabeleça suas prioridades e cuidado com os stands, principalmente os de promoção!
4 - Leve água e alimentos
Comprar comida na bienal é uma dor de cabeça. Portanto, se você conseguiu pegar a senha para pegar autógrafo com seu escritor favorito, não vai querer perder tempo nas filas intermináveis da praça de alimentação, né? Então, uns sanduíches, biscoitinhos e água ajudam bastante à tapear o estômago até seu horário ficar livre.
0 comentários on "#aquecimentobienal - Quem você quer ver lá?"
Postar um comentário
Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.