07/05/2010

Resenha - Os 13 Porquês - Jay Asher




Jay Asher estreia muito bem no mundo da literatura com esse livro. O tema escolhido por ele foi o suicídio, tema pouco presente nos livro para jovens adultos. Esse com certeza é um livro que vale muuuuto à pena ler! Está super indicado!

A história começa com Clay Jensen recebendo um misterioso pacote de fitas endereçado a ele e sem remetente. Ao todo, são sete fitas. Todas gravadas por Hannah Baker, sua colega de escola que cometeu um suicído há pouco tempo. Bom, Clay começa a ouvir as fitas e logo percebe que se trata das "confissões" de Hannah, ou seja, os motivos ou as pessoas que a levaram a fazer isso. As fitas devem passar por treze pessoas (daí o nome do título) e Clay está entre elas. Cheio de angústia e curiosidade para saber o motivo de estar na fita, Clay começa a ouvi-las.

O livro tem dois narradores. Clay, no presente, depois da morte da Hannah, e a própria Hannah dando seus depoimentos por meio das fitas, no passado.

O mais interessante é que Hannah está tão focada em seu suicído que decide fazer esse "jogo" e mostrar a essas pessoas como elas influenciaram sua decisão, caso a corrente seja quebrada outras fitas serão reveladas para todos! Li que o autor primeiro escreveu toda a parte da Hannah, para então complementar com os relatos de Clay. Você consegue sentir a emoção dos dois. O que é muito legal!

Esse livro tem uma ótima função social. Ele nos faz pensar em como nossa maneira de agir influencia na vida de outras pessoas. Sem contar a questão do bullying. Estou certa que depois de ler, as pessoas começam a prestar mais atenção em como tratar as pessoas.

Na minha opinião esse livro, apesar de recente, poderia ser adotado nas escolas como paradidático.


3 comentários on "Resenha - Os 13 Porquês - Jay Asher"

leozim on 20 de maio de 2010 13:46 disse...

Concordo....
o melhor livro que eu ja lí...
em vez de paradidatico deveria ser didatico..ou obrigatorio nas escolas

mto bom

(hÀA..a proposito....parabens pelo blog)

Ademar Júnior on 24 de maio de 2010 10:43 disse...

Olá Juliana!

Gostei da sua resenha sobre este livro!
Eu o li por acaso e adorei, fiz uma resenha dele aqui no meu blog: http://coolturalblog.wordpress.com/2010/03/05/os-13-porques/
Aqui na minha cidade (Teresina) o livro foi sim adotado como paradidático em uma escola. E foi assim que conheci ele, porque uma das meninas que moram comigo estuda nessa escola.

Estou preparando uma entrevista exclusiva com o autor.
Fique atenta ao blog Cooltural que em breve ela estará postada lá!

Abraços!
Adorei seu blog!

Ademar Júnior
http:coolturalblog.wordpress.com

Anônimo disse...

SINCERAMENTE O MELHOR LIVRO DE TODOS OS TEMPOS *-*

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal