30/03/2014

Cinco Livros Sobre... Suicídio


Um tema bem sério dessa vez. Quando pensei sobre o assunto não imaginaria minha dúvida ao escolher os cinco livros à estar nessa lista, isso porque tem muitos livros que falam sobre o assunto e que mereceriam estar aqui. Mas adotei alguns critérios e vocês conferem agora a lista dos escolhidos.

Os Treze Porquês, Jay Asher

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele as ouve e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Por que indiquei? Primeiro livro que li que tocava no assunto, é angustiante saber que não dá pra mudar o final do livro. Já escrevi uma resenha e indico para todos os jovens que conheço.  Principalmente para aqueles em idade escolar. 


As Virgens Suicidas, Jeffrey Eugenides

Durante uma festa em sua casa, Cecilia Lisbon, uma garota de 13 anos se joga de uma janela do segundo andar sobre a cerca de ferro. Como uma maldição, num período de um ano, todas as cinco irmãs Lisbon cometem suicídio. Comprimidos, enforcamento, todas as formas são válidas para que, uma a uma, Lux (14), Bonnie (15), Mary (16) e Therese (17) encontrem seu caminho para a morte.

A tragédia marca tanto a rotina da vida local que uma investigação é levada a cabo pelos garotos da vizinhança. Passados 20 anos, eles reúnem um mórbido acervo de evidências, que vão desde entrevistas com parentes até diários e boletins de química.

Por que indiquei? Ao contrário do livro anterior, esse livro é sob o ponto de vista de quem conheceu as meninas, mas não sabe verdadeiramente o motivo da tragédia acontecer, e aos poucos o quebra cabeça vai sendo montado, mas o final é inevitável. Achei a adaptação da Sofia Coppola linda e me fez querer ler o livro.

A Redoma de Vidro, Sylvia Plath

Dois anos antes de suicidar-se em 1963, a poeta Sylvia Plath elaborou esse romance sobre uma mulher - no fundo, ela mesma - que vai perdendo o senso até que sobra só um surrealista e vazio senso comum.
Por que indiquei? A blogosfera recentemente "descobriu" esse livro, que na verdade é um clássico americano, que se tornou símbolo do movimento feminista, graças aos constantes questionamentos de Esther sobre a função da mulher na sociedade, em temas como a perda da virgindade, casamento e sua escolha de não ter filhos. A capa está em inglês porque é assim que os blogs vem colocando, mas a verdade é que já foi publicado no Brasil. E quem melhor que falar sobre um assunto do que alguém que verdadeiramente sofria dos problemas que levam uma pessoa a tirar a própria vida?

Romeu e Julieta, William Shakespeare

Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz. Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam. Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.

Por que indiquei? Nem precisava da sinopse porque mesmo que você ainda nao tenha lido, conhece essa história muito bem. Coloquei na lista porque dentre tantos livros sobre o tema, esse se difere, o motivo dos protagonistas se matarem é o amor, na sua forma mais intensa e pura. 

Veronika Decide Morrer, Paulo Coelho 

O livro conta a história de Veronika, uma jovem eslovena, que não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido, decidindo se matar com uma overdose de calmantes. O suicídio fracassa e Veronika é internada em uma clinica psiquiátrica. Atendida pelo Dr. Igor, é informada que não terá mais que algumas semanas de vida, e provavelmente, morrerá internada. Durante seu tempo interna conhece Eduard, um jovem esquizofrênico que não conversa com ninguém. Veronika e Eduard se apaixonam e resolvem fugir da clinica psiquiátrica.

Por que indiquei? Um dos autores nacionais mais vendidos no mundo, com filme adaptado e tudo em seu livro mais elogiado. E ainda por cima retrata um pouco da experiência pessoal do autor. Tinha que estar aqui, né? 

8 comentários on "Cinco Livros Sobre... Suicídio"

Renata Leite e Isadora Klauck on 31 de março de 2014 18:18 disse...

Já li "Os treze porquês" e "Veronika decide morrer", e confesso que gostei mais do segundo. Os treze porquês não me convenceu muito, sabe? Achei bem estranho o enredo, meio depressivo... tudo bem que o segundo também tem esse negócio meio depressivo, mas é diferente porque o Paulo Coelho faz com que tudo vire uma filosofia muito doida, e a gente acaba tirando reflexões boas sobre a vida e o que estamos fazendo com ela. Adorei o post!
Beijos,
Renata.
viciadas-em-livros.blogspot.com.br

Dona Urbana on 31 de março de 2014 20:09 disse...

Só conheço Romeu e Julieta (pq né) e os Treze Porquês! Porém, nunca li esses livros. Gostei da indicação dos livros, parecem ser muito bons!

jessica do donaurbana.blogspot.com

on 1 de abril de 2014 19:46 disse...

Adorei a lista! Os 13 Porquês me parece muito interessante, nunca tinha ouvido falar dele. As Virgens Suicidas com certeza ganhou milhões de leitores por causa do filme, que também é ótimo!
Beijos!
www.diarioquaseescritora.blogspot.com

Luiza on 2 de abril de 2014 00:01 disse...

Desses gostaria de ler o clássico "Romeu e Julieta"
Bjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

Fernanda Bizerra on 2 de abril de 2014 10:31 disse...

Oi.

Não li nem um destes livros, mas estou bem interessada em "Os treze porquês e as Virgens suicidas".
Bom eu espero ler e gostar muitos deles.

Beijos!
http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Marcela Marques on 2 de abril de 2014 19:52 disse...

Oie!
Adorei a listinha!
Conhecia apenas As virgens suicidas e Romeu e Julieta!
Esse tema é muito abordado intensamente em certos livros. Para quem gosta, é ótimo!

Beijos,
Marcela.
ocantinholiterario.blogspot.com

Ygo Maia on 9 de abril de 2014 16:22 disse...

Eu já li Romeu e Julieta, na época de colégio. É um clássico, leitura obrigatória!!!
Já ouvi falar muito de Os 13 porquês. É uma trama bem inquietante, sou louco para ler esse livro. Parece ótimo.
Adorei o post. Beijos!

http://ymaia.blogspot.com.br/

Clube das 6 on 9 de abril de 2014 22:00 disse...

Oi Juliana!
Esse post me chamou atenção pq vc citou dois livros que eu quero MUITO ler: Os 13 porques e Virgens Suicidas, esse segundo eu até baixei o filme mas não encontrei a legenda, e não sei se deixo para ver depois de ler o livro ou não.

Gostei muito do post :)

Beijos
Débora - Clube das 6
http://www.clubedas6.com.br

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal