Todo leitor, além de ler, gosta de observar diversos outros detalhes num livro, a diagramação, a capa, o tamanho, o espaçamento das letras e o quesito mais subjetivo de todos, o cheiro do livro novo. Isso e o medo, às vezes irracional, dos livros usados, afastam dezenas de leitores de um dos lugares mais legais para um apaixonado por livros: Os sebos.
Muitas vezes vítimas de preconceito, os Sebos podem guardar verdadeiros segredos, além do preço mais em conta. Da última vez que estive passeando por sebos, me deparei com uma edição antiga de 'O Pequeno Príncipe" em francês e fiquei apaixonada. Também vi a coleção 'Mediadora" da Meg Cabot sendo vendida por R$ 15,00 cada livro! Detalhe: Capa antiga. Ou seja, é uma grande opção para quem quer achar livros de edições antigas enquanto nas livrarias só se encontram as mais recentes, o que foi meu caso. Também podemos encontrar a bibliografia completa do autor favorito, conhecer títulos novos que não são tão badalados, encontrar livros didáticos bem baratinhos que ajudem no colégio, no cursinho, ou na aprendizagem de novos idiomas, e dar de cara com alguns clássicos e pensar seriamente em dar uma chance a eles.
Você agora pode estar
pensando "Mas, isso tudo eu também consigo encontrar na internet". Sim, é
verdade. Só que com a compra de livros usados, eu prefiro ser mais
cuidadosa ter
certeza do que estou levando para casa. Além disso, é mais fácil
descobrir coisas novas passando os olhos pela estante, observando os
livros que chamam à atenção e lendo a sinopse.
Acredito que o motivo que mais afasta os leitores dos sebos é a impressão de que entrarão num lugar com livros empoeirados, velhos e entulhados. E sim, alguns sebos são assim, mas garanto que tem muito lugar legal, sebos arrumadinhos, limpos, organizados e com livros em seu mais perfeito estado.
Um exemplo disso, é o sebo Berinjela, um dos mais famosos aqui no Rio de Janeiro, que fica lá na Av. Rio Branco (185 - loja 10). Se vocês moram aqui ou estão para visitar, a dica é andar pela Avenida Passos, que acaba lá na Praça Tiradentes e abriga vários sebos, aliás, no Centro é bem fácil dar de cara com um sebo. Alguns bem bonitinhos e arrumados e outros, do jeito que vem à mente quando ouvimos a palvra "sebo" bagunçados e entulhados de livro.
-
E vocês? Curtem sebos? Já se aventuraram?
Gostou do post? Dá uma força para o blog curtindo nossa page no facebook.