Primeiramente gostaria de dizer que não postei as resenhas dos dois livros anteriores do Percy Jackson, pois eu li, mas demorei e acabei perdendo a inspiração, sim acontece. Mas, é uma série muito boa e fácil de ler.
Demorei pra ler A Maldição do Titã, após ter lido O ladrão de Raios e O Mar de Monstros um atrás do outro.
Vou começar falando mais dos aspectos "técnicos" do livro. A narração é muito bem feita, a descrição dos personagens e cenas é muito bem detalhada e a história e personagens bem estruturados. Por não parecer, mas esses elementos são fundamentais num bom livro. Por exemplo, é chato ler um livro em que a mocinha começa corajosa e termina se escondendo dos perigos. Uma evolução é sempre boa, mas muitas variações fazem parecer que o personagem é meio bipolar.
A história já começa a 100km/H. Os sátiros, responsáveis por achar meios-sangues, estão espalhados pelas escolas para encontrar heróis que possam a ajudar na batalha contra Cronos. Grover, melhor amigo de Percy e um sátiro (meio humano meio bode) acha dois meio sangues, Nico e Bianca di Angelo, que não sabem de nada, assim como Percy em O Ladrão de Raios.
Percy, Anabeth e Thalia vão ajudar Grover a resgatar essas crianças. Não vou contar muito pra não liberar spoillers importantes, mas essas criançãs são fundamentais para o livro. Durante esse "resgate" monstros já aparecem e aí conhecemos mais personagens. As caçadoras são seguidoras da deusa de Ártemis que abriram mão do amor e se tornaram imortais.
Juntos, semideuses e caçadoras terão que cumprir uma missão.
Uma coisa que percebi nos livros até agora é que Rick tem a preocupação de apresentar os deuses envolvendo-os diretamente na história.
A evolução dos personagens é perceptível considerando que os personagens são crianças e estão amadurecendo, por causa da idade, mas também dos desafios. Mas, aí também está uma coisa que me incomoda um pouco nos livros. Percy tem doze anos, lá no começo da saga, mas sua clareza de pensamento e atitudes não são de uma criança com essa idade... Por isso, entendo a necessidade que os diretores do filme tiveram de aumentar a idade dos protagonistas.
A forma como Rick criou todos os livros pensando na profecia que nos é apresentada no primeiro me deixa boquiaberta. Eu adorooo as profecias! Por mais que eles tentem fugir, sempre seguem o que o Oráculo diz.
O livro é ótimo, leia!!!!